“Os materiais cerâmicos e os vidros foram usados pelo ser humano desde há milhares de anos até aos nossos dias.

As inúmeras e diversificadas peças descobertas vão revelando o nosso passado. Desde a pré-história, e depois da descoberta do fogo, que se reparou que a terra argilosa ficava semelhante à pedra quando se fazia fogo sobre ela.

Mais tarde, e provavelmente de um modo acidental, um grupo de nómadas terá acendido uma fogueira sobre a areia da praia. Repararam que na manhã seguinte um novo material brilhante aparecia por entre as cinzas.

As condições necessárias estavam reunidas: a sílica (areia), o sal (cloreto de sódio), restos de ossos (óxido de cálcio) e a ação do fogo que permitiu elevar a temperatura da mistura reacional até provocar a fusão e originar o vidro.”

A abundância de matérias-primas, resultantes de transformações físico-químicas de rochas, e o baixo custo de extração potencializaram a evolução tecnológica.

Desde ossos artificiais, fibras óticas, vidros e materiais de laboratório, componentes elétricos e eletrónicos, no revestimento de naves aeroespaciais até aplicações mais comuns como são, por exemplo, os vidros, pavimentos, a porcelana e a faiança.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s