Saudações Jovens Cientistas!

Aqui fica a notícia publicada no site do OASA que nenhum de nós deve perder! Observar ao vivo as Leónidas que temos falado nas aulas! Sigam o link!

“Máximo nas Leonídeas no Sábado, 17 de novembro de 2012”

“No próximo dia 17 de novembro, a partir das 09h00 dos Açores, terá lugar o máximo da “chuva de estrelas” das Leonídeas. Se é verdade que a esta hora já amanheceu nos Açores, na madrugada já será possível ver alguma atividade do máximo desta emblemática chuva de meteoritos.

Esta chuva de meteoros decorre entre os dias 8 e 27 de novembro, tendo como altura de maior intensidade entre os dias 14 e 40, com a máxima incidência de meteoros a acontecer no dia 17 de novembro. Assim, a partir das 11h30 do dia 16, olhe para o céu este dos Açores e já poderá ver alguns meteoritos a rasgar o céu. Conforme a passagem da hora, poderá já ver a constelação de Leão a surgir, local de onde parecem surgir os meteoros.

Esta chuva é mais conhecida pela produção de fortes tempestades a cada 33 anos, período este que está relacionado com a órbita do cometa 55P/Tempel-Tuttle, responsável pelos detritos que originam esta chuva. A última época de grande atividade desta chuva foi entre 1999 e 2002.

Apesar de a taxa máxima desta chuva, para este ano de 2012, ser de apenas 15 meteoros por hora, será possível ver meteoros rápidos, criando “bolas de fogo” com muito brilho. Há ainda a possibilidade da taxa subir até aos 100 por hora. Sem a Lua no horizonte, estes meteoros poderão ser facilmente vistos.”

In http://oasa.centrosciencia.azores.gov.pt/evento/m%C3%A1ximo-nas-leon%C3%ADdeas?utm_source=Newsletter+OASA&utm_campaign=37414211c9-OASA_Newsletter_5711_6_2012&utm_medium=email

One response »

  1. Paula Melo 7ºF diz:

    Professora , eu e a Gabriela , tentamos fazer o trabalho sobre o nosso signo , só que não tem nenhum site na net que conte a historia do nosso signo (escorpião) .

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s