As estrelas são as fontes de vida do nosso universo! Os astros que existem em maior quantidade no nosso universo!

Jovens cientistas para esclarecer o que é necessário saber sobre as estrelas aqui fica uma pequena síntese e um vídeo muito bom sobre o assunto.

As estrelas formam-se nas nebulosas (grandes nuvens de gases e poeiras) por ação da força gravítica. As estrelas produzem energia devido às reações nucleares que ocorrem no seu interior.

As estrelas vivem de acordo com a sua massa: quanto mais massa têm menos tempo vivem e originam corpos diferentes aquando da sua morte; quando menos massa têm mais tempo vivem.

As estrelas maiores brilham mais e têm cores para o azul e violeta, as estrelas menores brilham menos e são avermelhadas. As médias, como o nosso Sol, são brancas amareladas.

Vejamos o ciclo de vida das estrelas de acordo com a sua massa:

  • Estrelas com massa até oito vezes a massa do Sol

Nascem nas nebulosas, vivem uma vida estável, na fase final de vida são gigantes vermelhas e morrem dando origem a uma nebulosa planetária e a uma anã branca.

  • Estrelas com massa mais de oito vezes a massa do Sol mas menos de vinte e cinco vezes a massa do Sol

Nascem nas nebulosas, vivem uma vida estável, na fase final de vida são supergigantes vermelhas morrem em grandes explosões chamadas de supernovas e dão origem após a sua morte a uma estrela de neutrões (também chamadas de pulsares)

  • Estrelas com massa mais de vinte e cinco vezes a massa do Sol

Nascem nas nebulosas, vivem uma vida estável, na fase final de vida são supergigantes vermelhas, morrem em grandes explosões chamadas de supernovas e dão origem após a sua morte a um buraco negro.

A matéria que as estrelas deixam após a sua morte (nebulosas planetárias e nas supernovas) são a matéria prima para outros astros e até novas estrelas. Nós somos poeira de estrelas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s