Eclipse-Parcial-Sol-2015

“No próximo dia 20 de Março será possível observar um eclipse parcial do Sol nos Açores. Em Portugal Continental, assim como nas regiões autónomas, será visível parcialmente o eclipse que será total no norte Atlântico, entre as Ilhas Faroé e Svalbard. O OASA vai estar aberto entre as 07h00 e as 09h00 da manhã para receber todos os interessados em observar o fenómeno e a aprender um pouco mais sobre eclipses.

ATENÇÃO

1. OLHAR DIRETAMENTE PARA O SOL PODE DANIFICAR A VISÃO. As consequências podem ser a cegueira ou outros problemas permanentes e irreversíveis.

2. UTILIZAR RADIOGRAFIAS (USADAS ou NÃO), CD’S OU ÓCULOS DE SOL NÃO PROTEGE A VISÃO E SÃO MÉTODOS PERIGOSOS!!!!!!

3. NÃO UTILIZAR VIDROS DE GARRAFAS PRETAS OU VIDROS ENEGRECIDOS À CHAMA DE UMA VELA!

4. Vidros de Máscaras de Soldador (nos 12 a 14) ou óculos com filtros apropriados podem ser utilizados desde que durante pouco tempo).

Disponibilizamos , no final, uma ligação com métodos para observar o eclipse em segurança.

Caso queira observar o eclipse e não se possa dirigir ao OASA, contacte-nos em 296 492 764 ou para o geral@oasa.pt. O OASA poderá ajudar a disponibilizar os meios necessários para a observação do Sol segura.

Em Ponta Delgada o fenómeno terá início 06h53, com a Lua a cruzar o limbo do Sol quando este ainda está muito perto do horizonte. Por este motivo, o fenómeno terá melhor visibilidade na ponta mais Este da ilha de São Miguel. O máximo deste eclipse parcial irá acontecer às 07h49 no Grupo Oriental e um minuto depois no Grupo Central, com a Lua a cobrir cerca de 77% do diâmetro solar. A Lua terminará a sua passagem às 08h50, dando por concluído o fenómeno.

A visibilidade do fenómeno está dependente das condições meteorológicas. Para além de poder observar o Sol com os telescópios apropriados, o OASA irá fazer uma pequena apresentação onde será possível compreender como funcionam os eclipses e quando poderemos voltar a observar estes fenómenos nos Açores. A participação nesta atividade tem um custo de 1€ para maiores de 12 anos, sendo gratuita para menores.

Para observar o eclipse em segurança:
http://www.cienciaviva.pt/divulgacao/eventos/eclipse2005/folhetoeclipse.pdf

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s